top of page

700 milhões sem água em 2030: o alerta do Dia Mundial da Água

A água é um direito humano e um recurso vital para a saúde, a segurança alimentar, a energia e o desenvolvimento sustentável. No entanto, a água está cada vez mais ameaçada pela poluição, pelo desperdício, pela mudança climática e pelo crescimento populacional.


Segundo a ONU, cerca de 2,2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a serviços de água potável gerenciados de forma segura, e 4,2 bilhões não têm acesso a saneamento adequado. Além disso, mais de 2 bilhões de pessoas vivem em países com alto estresse hídrico, ou seja, que usam mais água do que a disponível.


Se essa tendência continuar, estima-se que até 2030 cerca de 700 milhões de pessoas possam ser deslocadas por causa da escassez de água¹. Isso pode gerar conflitos, crises humanitárias e instabilidade política em várias regiões do mundo.


Por isso, o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, é uma oportunidade para chamar a atenção para esse problema e mobilizar ações para garantir a disponibilidade e o manejo sustentável da água para todos.


O tema deste ano é: "Seja a Mudança que Você Quer Ver no Mundo" inspirado na fábula do beija-flor que tenta fazer sua parte para apagar um incêndio em sua floresta². A mensagem é que cada um pode contribuir para preservar e proteger a água, seja reduzindo o consumo, evitando o desperdício, reutilizando e reciclando a água, ou participando de iniciativas coletivas de gestão e governança da água.


A água é um bem comum e uma responsabilidade compartilhada. Vamos fazer a nossa parte para evitar que ela se torne um motivo de escassez, sofrimento e conflito no futuro.


bottom of page