top of page

Beach Tennis, Ombro e Fisioterapia


O Beach Tennis exige bastante das articulações dos ombros e a fisioterapia pode te ajudar a prevenir lesões e ter um melhor desempenho

Uma das atuais febres no esporte é o beach tennis (BT), modalidade de tênis de areia. No Brasil a modalidade chegou em meados de 2008 e hoje aqui é a segunda maior força do mundo neste esporte, atrás apenas da Itália fundadora da categoria esportiva. O grande lance do BT é ser um esporte completo e de mais baixo impacto comparado com o tênis tradicional. Nesse esporte, joga-se na areia com uma raquete de EVA com aderência suave e uma bola de pressão media, assim há menos força nos golpes e o ganho maior é na capacidade de execução das técnicas.

Aqui que entra o ombro e a fisioterapia. Para uma boa execução, o nosso ombro deve estar com a cinesiologia adequada para a força e tração desempenhadas, e o nosso grande responsável por essa sinergia é o Manguito rotador.

O Manguito rotador (foto) é composto por 4 músculos originados na escápula e inseridos no úmero: supra-espinhoso, infra-espinhoso, redondo menor e subescapular. Juntos eles formam um capacete protetor para as forças de tensão e compressão exercidas na articulação do ombro, protegendo a cartilagem, bursas, ligamentos e tendões nos movimentos.

Logo, se vamos praticar qualquer atividade de uso repetitivo e unilateral de articulações multifuncionais como nesse caso o ombro, devemos atentar para o fortalecimento do estabilizador da região para evitar dores e lesões. Assim uma sequência de aquecimento com faixa elástica que visem rotação externa do ombro, rotação interna do ombro, depressão e adução de escápulas, se bem executadas, ajudarão no desempenho do esporte e na pervenção.

Sendo assim, a Fisioterapia, mais que técnicas de reparo, recuperação e tratamento de lesões, também serve como educadora de movimento e assessoramento para prevenir lesões e manter a saúde articular por mais tempo. Afinal, quem gosta de praticar esportes não para nunca.


Bruna Medeiros Fisioterapeuta

Crefito 179955-F

51-981920080

217 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page