Cai estátua da liberdade da Havan em Capão da Canoa


Poste que estava à frente da estátua atravessou a mesma que possui estrutura de fibra.

Um vendaval que atingiu o Estado do Rio Grande do Sul provocou a queda da estátua da Liberdade da Havan em Capão da Canoa. O prejuízo é de pelo menos R$ 1 milhão e 500 mil (valor estimado de uma nova, caso não seja possível restaurá-la) A força dos ventos, devido a um ciclone extratropical que se formou na região, derrubou a estátua que foi atravessada por um poste no peito como se tivesse sido apunhalada. As imagens são impactantes. A queda ocorreu por volta das 6h da manhã desta segunda-feira (24/05).

Em nota oficial, a empresa comunicou que o motivo da queda foi a ventania. Diz a nota : "A Havan confirma que houve estragos na Estátua da Liberdade, símbolo da rede varejista, em Capão da Canoa, no litoral gaúcho. Os problemas foram ocasionados em razão de uma forte ventania que fez na região no início desta segunda-feira, 24/05. A equipe de engenharia da Havan já está providenciando os reparos." Um guindaste trazido de Tramandaí não conseguiu erguer a estátua que permanecia caída até o final da manhã.

Um dos braços foi quebrado e pedaços se espalharam pelo canteiro da loja.

Com quase 40 metros de altura, a estátua não atingiu ninguém. Os prejuízos foram materiais, sem feridos. A loja foi inaugurada em 21 de janeiro de 2021 e fica na rodovia ERS-389, conhecida como Estrada do Mar, numa área de 8 mil metros quadrados, gerando 150 empregos. Na época, o empresário, dono da rede de lojas da Havan, estava hospitalizado com Covid-19. Mas a inauguração foi mantida sem a presença de Luciano Hang, mas com o filho, Lucas Hang. Veja o vídeo da inauguração:

Há quem tenha se lembrado da cena do filme: "O Planeta dos Macacos de 1968" quando o personagem George Taylor, interpretado por Charlton Heston, se depara com a estátua da Liberdade afundada na areia na beira da praia.

A maior estátua do país com 57 metros de altura fica na Parada Havan, filial de Barra Velha-SC. A réplica da Estátua da Liberdade, símbolo da rede de lojas, ultrapassa a altura do Cristo Redentor-RJ com 38 metros de altura, e possui elevador panorâmico e mirante com vista para o mar!

Estátua exige guindastes e estrutura metálica para ser erguida.

Confira o vídeo, de como são fabricadas as estátuas em Camboriú-SC.

Em 2019, umas das estátuas pegou fogo em São Carlos-SP e foi totalmente destruída. Os bombeiros à época não haviam apurado as causas do incêndio. Segundo Hang, com pichações e vestígios de coquetel molotov, classificou como um ataque terrorista. "Nós não podemos aceitar um ataque terrorista que não é contra mim, mas contra toda a população brasileira. É vandalismo, é coisa de malandro. Esse pessoal não acredita na democracia, na liberdade de expressão.", disse à época.

Em 2019, uma estátua foi totalmente destruída pelo fogo em São Carlos/SP