Dom da Comunicação?

Atualizado: 14 de jun. de 2021


Você está pronto para desenvolver o dom da comunicação?

Há quem diga que, quem se comunica bem, tem o dom da comunicação. Mas, na verdade, não é bem assim. Grandes comunicadores não nascem do dia para a noite. Comunicar-se bem exige tempo, dedicação, prática, estudo e investimento.


O filósofo, educador e escritor, Mário Sérgio Cortella, possui uma teoria sobre isso. Em sua trajetória, ele conta que já foi elogiado inúmeras vezes pela desenvoltura e oratória - dignas de um mestre da comunicação. E sabe o que ele diz a respeito disso? Que se sente ofendido. Pois é, o Cortella não gosta quando alguém afirma que ele tem o dom da comunicação. A explicação dele faz todo o sentido. Você vai entender.


Um elogio significa um reconhecimento ao seu resultado. Certo? Porém, quando o elogio se refere a um “dom” é como se você tivesse nascido com aquela habilidade. Nós sabemos que podemos ter determinadas facilidades de aprendizado. Mas, nascer sabendo?


Cortella aprendeu oratória na infância. Ele começou a falar em público na missa, quando foi chamado pelo padre para fazer uma leitura no púlpito. Foi um desastre, só que foi um desastre com final feliz. Aquele momento foi um divisor de águas na vida dele. A partir daquele dia, o menino Cortella passou a ser chamado para a leitura em todas as missas. O resultado? Todos nós conhecemos.


A complexidade de um novo aprendizado, naturalmente, assusta. O lado bom é que todo mundo passa por isso. Se você quer se comunicar bem, digo e repito que não existe segredo. O caminho é um só: prática, estudo, investimento e dedicação. Desenvolva o seu dom.


Denise Félix é jornalista, Fala sobre comunicação, carreira e posicionamento.




Assista ao vídeo do Mario Sergio Cortella sobre o tema.


6 visualizações0 comentário