Falar é fácil, difícil é ser compreendido


A pergunta que você sempre deve fazer a si mesmo é: todo mundo entende o que eu digo? Se a resposta for não, complicou! Aí é hora de rever os seus conceitos e aprimorar a fala.

Quando jornalistas, apresentadores e atores falam, de maneira geral, todos entendem a mensagem. A fala é clara, nítida e direta. Mas, no dia a dia, nos deparamos com muitas pessoas que não têm essa facilidade.


Você já assistiu a uma apresentação confusa? Já participou de uma reunião e saiu sem entender “bulhufas”? Quem nunca passou por isso, né?


Muitas e muitas vezes, além do discurso confuso, as pessoas demonstram estar com pressa. Ou até mesmo, deixam claro que estão com preguiça. Em ambos os casos, o nosso desempenho é afetado.


Para que o som das palavras saia corretamente, precisamos abrir bem a boca, não podemos “comer” sílabas ou letras, devemos evitar falar rápido demais e devemos usar o poder da simplicidade. Ninguém precisa usar palavras rebuscadas para demonstrar certo nível de inteligência. Devemos usar termos comuns à maioria - a não ser que seja uma apresentação, de fato, técnica.


Certa vez, participei de uma reunião com um gestor que não se expressava bem. Ele era carismático, mas não dava para entender nada do que dizia. E o pior… Se a equipe o questionava, ele perdia a paciência. Foi um período difícil porque tínhamos tarefas a executar, mas sem clareza do que tinha que ser feito.


Sempre divido essa história porque, na época, muitos colegas pediram demissão da empresa. As falhas na comunicação geraram uma insatisfação geral. Houve diversas situações complicadas que, sem sombra de dúvidas, poderiam ter sido evitadas.


As pessoas são diferentes umas das outras e o convívio pode ser complicado. Porém, essa é a realidade de qualquer ambiente profissional - e até familiar. Todos são únicos e cada tem a sua própria maneira de se comunicar.


Se nós facilitarmos para que os outros entendam o que temos a dizer, já é um bom caminho andado. Faço essa reflexão para que todos prestemos mais atenção a tudo que envolve a nossa fala. Afinal de contas, falar é fácil. Difícil é ser compreendido.


Para finalizar, compartilho um vídeo engraçado protagonizado pelo goleiro Cássio, no programa Jogo Aberto, da Band.


Veja se é possível entender o que ele disse?