Tartarugas são abandonadas no Bairro Jardim Europa em POA

Tartarugas costumam ser abandonadas neste espelho d'água, que não é o habitat ideal

A Associação dos Moradores do bairro Jardim Europa em Porto Alegre emitiu um comunicado em função do frequente abandono de tartarugas no pequeno lago do Parque Germânia. A ideia é conscientizar a população da região para o prejuízo aos animais. Leia o comunicado da AAJE:

Você sabia que as tartarugas que vivem no Parque Germânia estão ali porque foram abandonadas?

A Associação de Amigos do Jardim Europa está iniciando uma campanha de conscientização da população sobre o estado das tartarugas que são vistas no lago do Parque Germânia.

Muitas pessoas talvez não saibam, mas esses animais foram abandonados neste local. Essa prática, comum e frequente segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre, acontece devido ao descarte dos animais em um espaço, que aparentemente, seria adequado para a espécie, uma vez que podemos ver alguns animais semelhantes pela região do lago.

No entanto, esclarecemos que o lago, na realidade, é um espelho d’água e não oferece as condições ideais para a sobrevivência dos quelônios (nome da espécie que inclui tartarugas, cágados e jabutis).

O espelho d’água não foi planejado para receber tartarugas e, por essa razão, constantemente, há a necessidade de transferir esses animais para outros locais.

As tartarugas são animais que duram cerca de 30 anos, crescem bastante e precisam de um habitat compatível com seu ciclo de vida. Então devemos ser conscientes na hora de optar pela criação de uma espécie e também, se for o caso, na hora de descartar o animal.

Esperamos que as informações sejam esclarecedoras da situação a qual os animais estão sendo submetidos e pedimos a compreensão de todos para que evitemos o abandono, que está configurado como crime sob a Lei 9.605 de 1998.

O alerta serve para qualquer cidade do Brasil, onde este costume não é o indicado. Sempre é melhor procurar um órgão municipal ou estadual do meio ambiente para descartar animais.




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo